Seduc faz avaliação institucional via internet



A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou neste mês de abril um programa de avaliação institucional para conhecer as diversas realidades do seu funcionamento. 
A pesquisa, exclusivamente pela internet, visa colher informações consistentes sobre a infraestrutura das escolas, seus recursos pedagógicos e de informática; assistência aos estudante e aspectos sociais da comunidade escolar. Tudo que contribua para alimentar planejamento e desenvolvimento de estratégias.

A pesquisa garantirá também uma nova visão institucional de futuro, permitindo a Seduc oferecer à sociedade educação de excelência. É mais uma iniciativa prevista através do Pacto pela Educação, que reúne esforços públicos e privados para melhorar a qualidade da educação do Estado, elevando o patamar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 30 por cento.

CONTEÚDO DA PESQUISA

Abrangendo cinco diferentes dimensões da educação proporcionada pelo Estado, a avaliação institucional é uma iniciativa da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen /Seduc) operacionalizada pelo Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE).  Levantará dados da infraestrutura física e caracterização dos ambientes educacionais; sobre assistência ao estudante, administração, pedagogia e realidade social da comunidade escolar.  

Infraestrutura e caracterização dos ambientes implica conhecer a situação dos espaços de convivência na escola incluindo as instalações das salas de aulas e laboratórios didáticos; recursos computacionais (laboratórios e equipamentos); prestação de serviços de informática; acesso à internet; atendimento prestado aos portadores de necessidades especiais; conservação e limpeza da escola.

Na dimensão de Assistência ao Estudante serão avaliados a qualidade da merenda escolar; transporte escolar; distribuição do livro didático; recursos materiais para atividades (TV, datashow, notebook).

Na área administrativa serão avaliados: Conselho Escolar; aplicação dos recursos financeiros; alimentação dos sistemas gerenciais; calendário escolar; registros escolares e o regimento escolar.

Serão pesquisados também a realidade pedagógica, que inclui utilização dos dados de frequência escolar, evasão, retenção e distorção idade-ano; a elaboração e operacionalização do Projeto Político Pedagógico e o Plano de Ação da escola;  formação continuada para os servidores; elaboração dos planos de curso; estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão racial, social e cultural; o acompanhamento da frequência dos alunos; estratégias de fomento à cultura e à  leitura e os conselhos de classe.


No que se refere à dimensão social, serão avaliados o Programa Pacto pela Educação; a atuação do Comitê do Pacto pela Educação na Escola; as metas e estratégias e ações do Pacto na escola; a busca de recursos e parcerias externas; estratégias de sustentabilidade e ações de prevenção ambiental.

QUEM PARTICIPA DA PESQUISA

Toda a comunidade escolar participa da pesquisa: professor, aluno, diretor e vice-diretor de escola; especialista em educação (pedagogos) e o gestor das unidades gerenciais da Seduc na capital e no interior.

Os instrumentos utilizados na Avaliação Institucional são questionários específicos disponibilizados eletronicamente, via internet no site da SEDUC.
O Acesso aos questionários se dá por meio do número de matrícula dos servidores/alunos e devem ser respondidos até o dia 30 de junho de 2017.


NOVO MODELO DE GESTÃO

“Essa pesquisa é um processo contínuo, um novo modelo de gestão da Educação -  importante para o aperfeiçoamento do desempenho escolar, do planejamento da gestão das escolas e da prestação de contas à sociedade das ações da Seduc, como forma de assegurar os valores estabelecidos pelo conjunto de estratégias, que englobam:  ética, transparência, inovação, responsabilidade pública, inclusão e eficiência” – diz a secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Serruya Hage.

A Avaliação Institucional faz parte de um modelo de gestão que contempla o Esse processo integrado faz com que os resultados dialoguem entre si proporcionando informações necessárias sobre Sistema Educacional do Pará. Com as informações obtidas almeja-se a proposição de melhorias, quando necessário, visando o aperfeiçoamento do ensino por meio do trinômio planejamento/ação/avaliação.

Ascom/Seduc

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